Portal de notícias do profissional de crédito.

Social prevalece na evolução das práticas ESG no Brasil

NotíciasESG

Social prevalece na evolução das práticas ESG no Brasil

Conclusão decorre de pesquisa sobre o tema encomendada ao Datafolha pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) 

Embora o ponto alto do estudo tenha sido a convicção manifestada por 90% das empresas entrevistadas quanto à relevância crescente do assunto em nosso país, também chamam a atenção aspectos como as motivações para tal atitude e o enfoque prioritário nas organizações ao adotá-la.

No primeiro quesito, ficou evidente que a mitigação de riscos, tendo em vista a importância já demonstrada pelas práticas ESG na avaliação de investidores, sobretudo os de fora, é o primeiro ponto levado pelas organizações ao concentrar seus esforços nesta direção.

Mas com uma pandemia mundial como cenário, já se identifica por aqui uma guinada considerável em favor do 'S', dentre as demais letras de uma sigla que promete dar o tom, cada vez mais, dos rumos a serem tomados, mundialmente, pelo mercado de capitais.

Tal fato se sustenta em 70% das 265 instituições financeiras ouvidas, segundo as quais os problemas sociais se encontram à testa das preocupações, com as questões epidemiológicas e as ligadas à saúde pesando de forma praticamente igual em tal contexto - 69% e 68%, respectivamente.

Dentre os mentores da pesquisa, parece claro que o pontapé inicial em nome do ambiental, dado com pompa e circunstância no último Fórum Mundial de Davos, acabou em segundo plano, dadas as circunstâncias e à magnitude das mazelas causadas, de forma igualmente global, pela COVID-19.

Contudo, membros da Anbima envolvidos nesta ampla sondagem não deixam de advertir que, em se tratando de ESG, é fundamental levar em conta, simultaneamente, os tópicos ambientais, sociais e de governança, pois a sigla mais em voga do mundo corporativo na atualidade só tem a força que dela se espera quando a evolução ocorre por igual e de forma generalizada dentro das empresas.


Fonte: Exame Invest 

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://infocredi360.com.br/

No Internet Connection