Portal de notícias do profissional de crédito.

PMEs tomaram menos crédito em 2020, aponta Serasa Experian

Notíciascrédito

PMEs tomaram menos crédito em 2020, aponta Serasa Experian

A categoria de micro, pequenas e médias empresas (PMEs) puxou a baixa do Indicador de Demanda das Empresas por Crédito do Serasa Experian. 

O índice do Indicador de Demanda das Empresas por Crédito do Serasa Experian apresentou uma queda de 4,1% em 2020, no comparativo com o ano de 2019. O estudo leva em consideração todas as linhas de crédito disponíveis para pessoas jurídicas, como linhas de capital de giro e empréstimos com garantias.

Principal motor de geração de empregos do país e responsáveis por movimentar grande parte do PIB brasileiro, os micro, pequenos e médios negócios tiveram quedas mais acentuadas, fechando o acumulado anual com -4,3% e -1,7%, respectivamente. As grandes empresas tiveram uma alta de 2,1%.

Luiz Rabi, economista do Serasa Experian, acredita que o medo da crise tem influenciado na tomada de crédito por parte das empresas, que geralmente tem objetivos e expandir ou renegociar dívidas.

"Essa queda geral do índice é decorrente do componente de crédito destinado à expansão dos negócios. Com a crise, poucas empresas conseguiram crescer. O foco da maioria era sobreviver. Então, a busca por crédito realmente caiu. Mesmo as de grande porte tiveram uma desaceleração de demanda considerável", explica Rabi, em entrevista ao InfoMoney.

A demanda por crédito por parte das empresas em 2019 e em 2020, comparadas ao ano anterior:

Micro e pequenas

Médias

                  Grandes

2019         

9,3%                                        

19,8%

                  19,2%

2020

-4,3%

-1,7%

                  2,1%


Para Rabi, enfrentar a crise iniciada em 2020 com menor fôlego no fluxo de caixa não têm sido fácil para as PMEs. "Mesmo com as novas linhas de crédito disponibilizadas pelo governo e com a reabertura do comércio, as micro e pequenas empresas precisaram se reinventar e resistir para se manter na ativa. A retração da demanda por crédito, vista ao longo do ano, é o reflexo da insegurança dos empreendedores em adquirir novas dívidas".

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://infocredi360.com.br/

No Internet Connection