Portal de notícias do profissional de crédito.

Muitos cartões na carteira, risco aumentado?

NotíciasCARTÕES

Muitos cartões na carteira, risco aumentado?

Depende, afirmam especialistas, após pesquisa apontar que maior parte dos usuários ostentam vários exemplares desse campeão nacional dos gastos  

Um talvez seja pouco, mas cinco não seriam demais? A pergunta é inevitável diante do estudo da Serasa Experian demonstrando que o grupo que sai por aí com a carteira repleta de cartões de crédito representa 29% dos adeptos da modalidade.

Tal conclusão decorre de 3,7 mil entrevistas, das quais resultaram outros números dignos de análise em relação ao meio de pagamento que ainda não possui concorrentes no país, frente a vantagens como aprovação automática de compras dentro do limite de crédito, assim como parcelamentos "sem juros".

Um pouco atrás, na pesquisa, com 23% de respostas 'sim', vieram os portadores de três cartões de crédito, seguidos pelos 21% que têm dois, e 18% contratantes de quatro. Apenas um? Bem, esta resposta foi dada por não mais que 9% dos consultados.

Outra constatação deste levantamento ressalta o que outras sondagens têm comprovado: alimentação é o principal objeto das compras com cartão hoje em adia (17%), com os gastos nas farmácias logo atrás (15%), seguidos pela aquisição de eletrodomésticos (14%); móveis/viagens (10%) e quitação de boletos (6%).

Embora não haja exatamente uma quantidade ideal de cartões de créditos a serem utilizados no dia a dia, os mentores do estudo reforçam a importância de se analisarem aspectos como a somatória das eventuais anuidades, e ainda, se a multiplicidade de opções se relaciona com o planejamento financeiro de cada pessoa.

Um exemplo típico de quem explora esta faceta, a cada dia mais interessante no contexto econômico em que vivemos, é pagar sempre que possível o valor total da fatura, sem recorrer portanto aos altos juros do rotativo, assim como vincular as diferentes datas de vencimento aos dias em que salários e outras receitas se efetivam.

Fonte: Valor Econômico 

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://infocredi360.com.br/

No Internet Connection