Portal de notícias do profissional de crédito.

Empresas se preparam para próxima etapa do Open Finance

NotíciasOPEN FINANCE

Empresas se preparam para próxima etapa do Open Finance

Compartilhamento de dados sobre investimentos, a partir de 31 de maio, conduz setor a parcerias com plataformas de consolidação para agilizar processo de adequação tecnológica 

É indisfarçável a agitação percebida, hoje, no setor financeiro, em relação ao início da próxima fase do Open Finance, na virada deste mês. Ao contrário do que se previa, o Banco Central julgou desnecessário prorrogar mais um marco no processo que, desde fevereiro de 2021, gradualmente vem integrando e tornando transparentes informações relativas a clientes do Sistema Financeiro Nacional que autorizem tal divulgação.

O caminho adotado por boa parte das instituições financeiras para não perder o timing das coisas neste momento, sobretudo no campo da tecnologia, tem sido se unir a plataformas de consolidação, tendo em vista a gama de itens que compõe o cotidiano do mercado de investimentos, assim como a diversidade de atores nele envolvida.

De sistemas agregadores a portais de notícias têm sido alvos de acordos firmados, ainda no ano passado, e que agora se encontram em plena contagem regressiva para mostrar realmente a que vieram, pois as informações a serem divulgadas precisam se padronizar e cada instituição têm seu jeito próprio de fazê-lo.

Contudo, serve de alento o fato de o setor de investimentos oferecer os chamados produtos de prateleira, cujos indicadores, resultados e tendências sempre foram divulgados, o que não acontece, por exemplo, no campo do crédito.

Uma exceção preocupante nessa reta final, porém, são as aplicações em CDBs, cujas negociações - fechadas bilateralmente e de forma particular - possuem um histórico retroativo de 12 meses.

A cereja no bolo será fazer tudo isso sem ferir a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), em conjunto com as determinações do Banco Central sobre os limites do 'consentimento', pontapé inicial de tudo que vêm ocorrendo e ainda vai acontecer no Open Finance.


Fonte: Valor Econômico

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://infocredi360.com.br/

No Internet Connection