Portal de notícias do profissional de crédito.

Consumo aumentou em novembro, mas com perfil preocupante

NotíciasCOMÉRCIO

Consumo aumentou em novembro, mas com perfil preocupante

Anunciada pelo IBGE nesta sexta-feira, alta de 0,6% nos serviços, registrada no tão esperado mês da Black Friday, deixa mercado apreensivo com preferências do consumidor

Nem bem terminou o principal dia na agenda dos comerciantes de todo o país, comentava-se informalmente que alimentos e bebidas fizeram muito mais sucesso que aparelhos de TV, computadores, celulares e outros itens historicamente apreciados pelo brasileiro.

Hoje, a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, confirmou algo que o feeling do comércio já havia identificado, mesmo após a esticada de uma semana, ou até mais, que boa parte dos estabelecimentos brasileiramente faz, a cada Black Friday.

Os números oficiais mostram uma alta de 0,6% frente a outubro, na série com ajuste sazonal, uma surpresa até positiva, no entender dos analistas, porém, revertida em preocupação, após uma análise qualitativa dos dados levantados.

Dos oito setores abrangidos pelo estudo, apenas três cresceram em novembro último, com o consumo de bens duráveis e semiduráveis no último pelotão, fenômeno atribuído por economistas à elevação dos juros e da inflação no período, e o nível de desemprego igualmente nas alturas.

Assim, supermercados, hipermercados e farmácias foram os segmentos com motivos para esfregar as mãos no mês de mais uma Black Friday, em detrimento do comércio especializado em móveis e eletrodomésticos, por exemplo.

Esta mudança de perfil, mesmo diante da melhora nominal em termos percentuais no movimentado registrado, está sendo considerada flagrante fragilidade por parte do consumidor, comportamento provável num ano em que seria mais do que desejável a economia não retroceder tanto.


Fonte: Valor Econômico

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://infocredi360.com.br/

No Internet Connection