Portal de notícias do profissional de crédito.

Com novas diretrizes e tecnologias, COAF teve ano mais produtivo da década

NotíciasPLD

Com novas diretrizes e tecnologias, COAF teve ano mais produtivo da década

Foram 12,5 mil Relatórios de Inteligência Financeira (RIFs) emitidos em 2021, com base em 7,42 milhões de comunicados de operações suspeitas analisados pelo órgão 

Criado em 1998 para ajudar o país a coibir a lavagem de dinheiro e a consequente destinação desses recursos ao financiamento do terrorismo internacional, dentre outros crimes, o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) nunca trabalhou tanto.

Pelo menos nos últimos dez anos, período em que passou pelos ministérios da Fazenda e da Justiça, antes de chegar ao atual comando do Banco Central, quando tem passado por várias reestruturações visando estreitar suas malhas.

Aliás, uma das últimas sintonias finas em sua operação é apontada internamente como principal causa para um ano tão produtivo, ou seja, a ampliação da lista de sinais amarelos a considerar no comércio de bens e de luxo e de alto valor.

Outro ponto destacado pelo Coaf ao justificar números tão expressivos é o emprego cada vez mais intensivo também da Inteligência Artificial para a identificação de prováveis golpes e transações suspeitas nos sistemas financeiro e de crédito.


Fonte: O Globo

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://infocredi360.com.br/

No Internet Connection