Boa Vista SCPC: Indicador de Registros de Inadimplentes recua 3,6% em fevereiro
Segundo Boa Vista SCPC os dados do indicador estão alinhados com os resultados do Banco Central.
Segundo Boa Vista SCPC os dados do indicador estão alinhados com os resultados do Banco Central.
A inadimplência do consumidor em fevereiro recuou 3,6%, na comparação com o mês anterior (janeiro), considerando os dados com ajuste sazonal, em todo o país, de acordo com os dados do Serviço Central de Proteção ao Crédito, da Boa Vista SCPC.
Na comparação interanual (fev/21 contra fev/20), o registro de inadimplentes recuou 36,9%, fator que contribuiu para o resultado no longo prazo, com o indicador marcando 21,2% de retração na variação acumulada nos últimos 12 meses. No trimestre móvel (dezembro, janeiro e fevereiro), o indicador apresentou uma retração de 27,6%, em comparação ao mesmo período encerrado em fevereiro de 2020.
A Boa Vista SCPC disse que os dados do indicador estão alinhados com os resultados do Banco Central que confirmam essa tendência.
Já o indicador de recuperação de crédito, que é o resultado do número de exclusões dos registros de inadimplentes, registrou alta de 4,0 % em fevereiro ante o mesmo período do ano passado. O texto revela ainda que o resultado contribui para desacelerar a queda do indicador na análise acumulada em 12 meses, que aponta para uma retração de 1,6%.
Segundo o levantamento, a variação mensal descontados os efeitos sazonais, a recuperação de credito avançou 4,8%. Já na comparação do trimestre móvel, o indicador recuou 5,8%.
O resultado de fevereiro manteve a tendência de queda da inadimplência observada em 2020, reflexo dos programas de incentivo do governo como o auxílio emergencial. O indicador diz que em 2021 o efeito do benefício concedido pelo governo será mais tímido, por tanto, vai surtir menos impacto na recuperação da inadimplência.