Portal de notícias do profissional de crédito.

BNDES firma acordo internacional para atrair investimentos sustentáveis

NotíciasESG

BNDES firma acordo internacional para atrair investimentos sustentáveis

Parceria com a renomada CBI, da Inglaterra, visa ampliar iniciativas do gênero em nosso país, via novos mecanismos para a captação de recursos realmente de cunho ambiental

Gargalos recorrentes, quando se pensa em investimentos sustentáveis no Brasil, tendem a se reduzir frente ao acordo de cooperação que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social e a Climate Bonds Initiative acabam de firmar.

Um deles é a dificuldade que ainda existe por aqui na captação de recursos para projetos dedicados à manutenção de metas estipuladas mundialmente em fóruns como o Clube de Paris, o mesmo ocorrendo com a falta de um sistema de classificação para ativos verdes e sustentáveis no país.

Igualmente preocupante continua sedo a possibilidade sempre existente, como demonstra a experiência global neste campo, da chamada maquiagem verde, isto é, uma companhia mostrar a investidores e demais stakeholders um pseudo perfil ESG, por exemplo.

Com a parceria ora estabelecida, pretende-se compartilhar entre ambas as instituições as melhores práticas do mercado de finanças sustentáveis, com base nos critérios setoriais do Climate Bonds Standard - que detalha processos de gestão e elaboração de relatórios com requisitos claros para utilização de recursos.

Prevê-se ainda o aprimoramento da estratégia financeira do BNDES para os temas socioambientais e de governança corporativa, assim como dos indicadores de impacto para os projetos verdes e sociais.

Finalmente, tem como finalidade reforçar os critérios usados para classificação dos ativos conforme as metas de objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS) e NDC (sigla em inglês para Contribuição Nacionalmente Determinada, que envolve compromissos voluntários para redução em emissões de gases do efeito estufa).

Fonte: BNDES 

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://infocredi360.com.br/

No Internet Connection