Portal de notícias do profissional de crédito.

Bancos esperam maior acumulado anual na série histórica das concessões de crédito

NotíciasCRÉDITO

Bancos esperam maior acumulado anual na série histórica das concessões de crédito

A expansão deve chegar a 18,8% ante a fevereiro, acumulando 25,4% em 12 meses, maior índice desde que a pesquisa da Febraban começou a ser realizada, em 2013

Tradicional prévia dos números oficiais do setor divulgados pelo Banco Central, a Pesquisa Especial de Crédito da Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) traz números significativos sobre o crescimento do setor em sua edição relativa a março, que acaba de ser divulgada.

Nela, o saldo de crédito também apresenta expansão (16,0%), mantendo-se assim em nível elevado, mesmo diante da atual conjuntura, com destaque para as operações da modalidade recursos livres para as pessoas físicas (+1,7%), alcançando +1,6% em se tratando de empresas.

Já a carteira direcionada tem perspectiva de uma menor alta (+0,5%), sendo de +1,2% a expectativa envolvendo a carteira PF especialmente aquecida atualmente, com queda de 0,6% na carteira PJ, sobretudo em virtude da redução dos programas públicos de crédito.

No caso das concessões, cujo crescimento mensal no mês passado - ajustado por dias úteis – chega a 18,8% (30,7% sem este ajuste) já acumula 25,4% no ano, um recorde na série histórica iniciada em 2013.

O crédito destinado às empresas lidera esta parte da pesquisa (+36,7%), impulsionado por questões sazonais como as linhas vinculadas a fluxo de caixa e operações no setor externo.

Entre as famílias, o avanço igualmente expressivo (+25,2%) decorre, principalmente, das linhas voltadas ao consumo, notadamente cartão de crédito e crédito pessoal, em virtude do recuo notável nos números da pandemia.


Fonte: FEBRABAN

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://infocredi360.com.br/

No Internet Connection