Portal de notícias do profissional de crédito.

Agora é oficial: inflação chegou a 10,06% em 2021

NotíciasINFLAÇÃO

Agora é oficial: inflação chegou a 10,06% em 2021

Até ontem ainda se pensava em 9,99%, conforme revelou o Relatório Focus, do BC, mas nesta terça o IBGE anunciou o maior Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) desde 2015 

Foi também a primeira vez, em seis anos, que a inflação ultrapassou a meta estipulada pelo governo, atingindo quase o dobro do teto, que desta vez seria de 5,25%.

Mesmo tendo registrado um leve recuo em dezembro, quando evoluiu em 0,73%, contra 0,95% no mês anterior, o índice acumulado superou as expectativas.

Diante deste resultado, caberá ao Banco Central redigir uma carta pública explicando as razões que levaram ao estouro do planejamento inicial, cuja mediana era de 3,75%.

Mas já se sabe, porém, que a volta dos sempre temidos dois dígitos para a inflação anual foi motivada pelos grupos Transportes (21,03%), seguido por Habitação (13,05%) e Alimentação e Bebidas (7,95%) que, em conjunto, responderam por 79% do IPCA de 2021.

Por trás disso tudo, fatores sazonais incluindo alta de commodities no mercado internacional, desvalorização do real perante o dólar e crise hídrica, que elevou sensivelmente o custo da energia elétrica em todo o país.


Fonte: G1 

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://infocredi360.com.br/

No Internet Connection