Portal de notícias do profissional de crédito.

Torneira mágica

Conteúdos ExclusivosPOLÍTICA DE CRÉDITO

Torneira mágica

Abrir e fechar com sabedoria a forma de conceder e recuperar crédito exige políticas bem definidas, mas suficientemente flexíveis para funcionar bem, chova ou faça sol no mercado  

Dosar com exatidão as necessidades financeiras de um negócio e o risco que ele suportaria correr, ao adotar uma política de crédito mais ou menos rígida, pode parecer uma arte, mas não é.

Na verdade, depende da sintonia fina entre normas internas assertivas para diferentes situações, e o uso igualmente inteligente da tecnologia, para que essas regras sejam aplicáveis e não se percam em meio à subjetividade tão comum entre nós, humanos.

Os mais calejados neste campo sabem perfeitamente que nunca foi recomendável partir para a generalização pura e simples, antes de dizer sim ou não a uma proposta, comportamento pródigo em promover enganos e fracassos.

Imaginemos, por exemplo, um comércio, indústria, ou empresa prestadora de serviços cujos custos de produção variem em função do número de pedidos a atender, no tocante à aquisição de matérias-primas, assim como terceirização de mão de obra ou até mesmo investimentos.

Cogitemos, ainda, que um percentual elevado das vendas do mês anterior não tenha sido à vista, embora o atendimento dos prazos de entrega acertados com os clientes não possam esperar seus boletos cair.

Um quadro dessa ordem, por si só, já não seria confortável, mas pode virar o início do fim para um negócio se as parcelas daquelas promissoras vendas de um passado recente não forem honradas pontualmente, num futuro igualmente próximo.

O fiel dessa complexa balança é a política de crédito aplicada a todo possível cliente ou fornecedor, assim como o monitoramento contínuo.

Não se trata apenas de matar no ninho eventuais inadimplências, mas também de evitar o travamento de negócios, fechando a torneira do crédito quando ela deveria estar aberta e vice-versa.

Isso tudo, é claro, sem qualquer demérito ao papel vital do analista de crédito e seu feeling – como sempre frisamos aqui. Pelo contrário, pois tendo em suas mãos uma política de crédito adequada para cada circunstância, ele se torna menos vulnerável a achismos, variações de humor, simpatia ou falta de.

Em outras palavras, apenas assim o insubstituível talento humano se aproxima um pouco mais da perfeição que nenhum de nós possui, seja qual for a atividade exercida.

Bem, este assunto é tão inesgotável quanto as nuances em torno do estabelecimento de diferentes políticas de crédito.

Por isso, vamos trazê-lo de novo em breve, detalhando um pouco mais esta verdadeira ciência, da qual dependem incontáveis empregos, marcas e, em última análise, a satisfação do consumidor, ao comprar com qualidade, quantidade e preço justo.

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://infocredi360.com.br/

No Internet Connection