Portal de notícias do profissional de crédito.

Recuperação Judicial e seus recados

Conteúdos ExclusivosRECUPERAÇÃO JUDICIAL

Recuperação Judicial e seus recados

Economia em crise, teoricamente, significa mais pedidos de Recuperação Judicial, certo? Bem, desta vez não tem sido bem assim, saiba os sinais que isto traz  

O incremento de 5,3% registrado nas ocorrências do gênero em outubro último, na comparação com setembro, não modifica em nada a tendência verificada ao longo deste segundo ano de pandemia. Ou seja, o acumulado de 2021 – agora contabilizado em 756 pedidos – corresponde a cerca de 30% do registrado ano passado (1.054) e até em 2019, antes da crise sanitária (1.154). 

Evidentemente, não se trata de milagre, pois tudo indica haver esperança redobrada, por parte das empresas,  de que 'em breve' tudo vai melhorar, pelo menos no campo da saúde, por mais que as últimas projeções envolvendo o futuro da nossa economia sejam das mais preocupantes.

Para o economista-chefe do Vadu, Ubiratan Lima, esse dado, sempre importante na análise da conjuntura, merece ser visto com lupa neste final de ano, quando haverá mais dinheiro em circulação, proveniente do 13º salário e de mais uma rodada dos programas de renda complementar patrocinados pelo governo.

"Essa combinação de fatores favorece a continuidade do período atual, que pode ser considerado de espera, pois um possível crescimento mais expressivo no campo da Recuperação Judicial só vai se tornar mais provável a partir do segundo trimestre de 2022", avalia o especialista.

Até lá, ele acredita que já terão sido absorvidos pelo mercado efeitos prós e contra de um clima ainda em formação, composto por vacinação, retomada econômica, aumento dos juros, inflação em alta etc. "Tudo isso, combinado, deverá provocar um novo posicionamento das empresas com relação às suas obrigações futuras", pondera Lima.

Por enquanto, a ordem é continuar administrando caixa e orçamento com a máxima cautela, um painel de controle que – no caso do segmento de crédito – inclui uma luzinha chamada inadimplência, capaz de sair em velocidade espantosa do verde ou amarelo, para o sempre temido vermelho. 

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://infocredi360.com.br/

No Internet Connection