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Open Finance: IA se destaca na preparação dos bancos

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Open Finance: IA se destaca na preparação dos bancos

Todas as instituições pesquisadas recentemente disseram ter na Inteligência Artificial prioridade absoluta para manter segurança ao processar um volume crescente de informações 

Os resultados obtidos pela Febraban, em conjunto com a Deloitte, demonstram preocupação de 100% dos entrevistados com a área, contra 78% detectados em levantamento de um ano atrás.

Isto coloca Inteligência Artificial em patamar equivalente ao do 5G, dentre as prioridades dos bancos para este ano, sobretudo com base no aumento exponencial de dados trafegados, já nesta fase inicial do Open Finance.

A lista de preocupações predominantes no setor contou ainda com nuvem pública e Big Data, ambas lembradas com ênfase em 94% das respostas.

Em complemento às instituições financeiras, foram consultados 34 executivos atuantes na área de tecnologia de 18 bancos, junto aos quais foram colhidas impressões qualitativas em relação ao assunto.

"No Open Finance, Inteligência Artificial e Cloud serão fundamentais na criação das capacidades necessárias para que os bancos explorem o valor dos dados compartilhados", afirma Sérgio Biagini, sócio-líder para a indústria de serviços financeiros da Deloitte.

Segundo a Federação dos Bancos Brasileiros, garantir funcionamento ininterrupto a serviços prestados com mais eficiência e maior valor agregado muito tem a ver com inclusão digital, sendo a segurança cibernética fator preponderante para que isto aconteça.

A infraestrutura bancária brasileira, de acordo com a entidade, é uma das maiores do mundo, com capacidade de suportar mais de 100 bilhões de transações anuais, cercadas por instrumentos poderosos contra fraudes, panes e outros riscos.

Uma clara demonstração de como IA participa da robustez deste sistema é sua capacidade de evitar prejuízos, tanto para bancos quanto correntistas.

Por meio de Machine Learning, por exemplo, comportamentos de usuários que fujam de suas práticas corriqueiras podem acarretar bloqueio automático, até que o próprio correntista ou usuário de cartão de crédito, dentre outros produtos financeiros, comprove ser dele mesmo a tentativa de realizar determinada transação.

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