Portal de notícias do profissional de crédito.

O que distingue o BNPL de uma venda a prazo tradicional?

Conteúdos ExclusivosBUY NOW PAY LATER

O que distingue o BNPL de uma venda a prazo tradicional?

Embora possa soar semelhante, o chamado Buy Now Pay Later apresenta peculiaridades em relação ao nosso conhecido crediário, e até por isso tende ainda a crescer muito por aqui

Comprar agora e pagar depois corresponde à essência de todo pagamento a prazo, é verdade. Porém, por trás dessa forma de se viabilizarem negócios existem diferenças consideráveis para os dois lados do balcão, seja ele físico ou virtual, conforme demonstram os bilhões de dólares já transacionados dessa forma mundo afora.

Entre nós, contudo, o BNPL ainda engatinha, mesmo se demonstrando repleto de características muito valorizadas entre os brasileiros, tais como rapidez e praticidade suficientes para antecipar a realização de sonhos muitas vezes inviáveis, se pagos somente à vista.

Mas isto não foi semprea tônica, dos carnês de loja aos cartões de crédito e afins? Aí é que está: o Buy Now Pay Later vai além do mero adiamento da saída do dinheiro da conta ou do bolso de alguém.

Para um pagamento sem juros, a ser feito entre 30 dias e 12 meses, as informações de crédito são checadas em tempo real – sem verificação de documentos, histórico financeiro e renda -e a pessoa paga no ato no máximo 25% do total da compra, não havendo juros até a sua quitação.

O braço tecnológico para que tudo isso ocorra é a Inteligência Artificial, graças à sua conhecida propriedade de reunir e cruzar um grande volume de informações, que processadas manualmente tomariam tempo excessivo e sem tanta precisão.

Mas, à semelhança do ocorrido com outras modalidades, é muito importante pagar as parcelas do BNPL dentro das datas em que elas são agendadas, sob pena de juros e encargos inserirem até o momento do acerto.

No campo das diferenças, outra notável é o fato de o tomador não ter de ser, necessariamente, cliente de instituição financeira ou operadora de cartão de crédito, o que abre mais uma possibilidade de inclusão para os chamados desbancarizados.

Para os lojistas? Bem, eles contam com a vantagem de ver drasticamente reduzido o número de carrinhos abandonados, tanto os físicos quanto os do e-commerce, derrubando negócios com amplas condições de se concretizar sem problemas.

Forte evidência disto se encontra em pesquisa realizada no Reino Unido mostrando que quase 10 milhões de consumidores já deixaram de comprar em estabelecimentos desprovidos de BNPL no checkout.

Sem falar que o comerciante não se descapitaliza por adiar o recebimento pelas vendas realizadas dessa forma, uma vez que ele pode receber o valor integral já no dia seguinte à operação, geralmente intermediada por fintechs, por exemplo.

Em suma, ser um ganha-ganha é outra marca registrada do BNPL, o que faz dele um mecanismo fadado a crescer muito em nosso país, sobretudo neste momento de retomada econômica tão necessária. 

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://infocredi360.com.br/

No Internet Connection