Portal de notícias do profissional de crédito.

O que ainda falta para a PME ter mais acesso ao crédito?

Conteúdos ExclusivosCRÉDITO

O que ainda falta para a PME ter mais acesso ao crédito?

Poucas garantias e fluxo de caixa irregular só perdem para falta de dados quando o assunto é a dificuldade de crédito ainda enfrentada por micro e pequenas empresas 

Embora respondam por quase uma terça parte do Produto Interno Bruto (PIB) e gerem pelo menos a metade dos empregos do país, não mais que 25% das chamadas PME ouviram o tão esperado sim ao buscar crédito no mercado no ano passado.

Segundo pesquisa realizada pela consultoria McKinsey, apenas 9% de todo o crédito destinado a pessoas jurídicas em 2021 - ano em que o volume total de concessões de crédito para pessoas jurídicas cresceu 8,7% - tenha se dirigido a esta fatia específica do mercado.

Normalmente preteridas pelas instituições financeiras - em busca de inadimplência menor ao atender negócios maiores e com melhor estrutura-, as micro e pequenas empresas representam uma imensa demanda reprimida. Isso se deve muitas vezes pela falta de dados em relação às PME, que dificulta a análise de risco das mesmas no momento da concessão de crédito.

Isto explica o fato de um número crescente de bancos e fintechs também estarem cogitando a conquista de bons clientes entre este segmento, um mercado que especialistas comparam ao de pessoas físicas, intensamente revigorado como tomador de crédito à medida que novos players chegaram ao setor.

Mas para que isso ocorra, certamente será necessário um número crescente de representantes deste nicho redobrando seus cuidados ao apresentar documentos e demonstrativos financeiros, entre outros dados que são fundamentais no momento da análise de crédito.

Quem sabe, com esmero semelhante ao das grandes corporações, cujo valor de mercado, frente a uma boa oportunidade de fusão ou aquisição, por exemplo, pode ser duramente afetado quando não se está organizado o suficiente para demonstrar que se trata, realmente, de uma organização confiável. 

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://infocredi360.com.br/

No Internet Connection