Portal de notícias do profissional de crédito.

Nova regra de recebíveis abre caminho para fomento comercial

Conteúdos ExclusivosFOMENTO COMERCIAL

Nova regra de recebíveis abre caminho para fomento comercial

Factorings vão oferecer a registradoras recursos lastreados em recebíveis  

Desde o último dia 07 de junho, os varejistas estão amparados pela nova norma do Banco Central que regula o mercado de recebíveis de crédito. A nova norma promove uma atuação integrada dos lojistas com as entidades registradoras, por meio de sistemas eletrônicos regulados pelo BC.

A regulamentação amplia as condições de atuação e abre um leque de oportunidades para o fomento comercial (factoring), possibilitando a oferta de bilhões de reais em crédito a micro, pequenas e médias empresas. Isso ocorre porque as factorings irão acessar essas registradoras, oferecendo recursos, que serão lastreados pelos recebíveis.

Os credores poderão ter acesso aos papéis (recebíveis) disponíveis, gerando uma disputa pela compra, avalia a Associação Nacional de Fomento Comercial (Anfac). Com isso, a expectativa é de que os juros para quem vende recebíveis caiam.

O presidente da entidade, Luiz Lemos Leite, lembra que isso é possível porque com a nova norma as empresas podem adiantar seus recebíveis ou negociar em frações.

"O lojista poderá antecipar seu fluxo de recebíveis com mais de uma instituição, permitindo melhor negociação. Estamos falando de um mercado de recebíveis que movimentou algo em torno de R$ 350 bilhões. Com o novo sistema, esse número pode até dobrar", analisa Leite.

Antes, a empresa ficava vinculada apenas ao banco credor, travando as operações recebíveis. Com a nova norma, o mercado será muito fluido.

Agora a Anfac aguarda com muita expectativa a regulamentação do Banco Central para disponibilizar às empresas associadas os registros para duplicatas. 

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://infocredi360.com.br/

No Internet Connection