Portal de notícias do profissional de crédito.

Motor de decisão e aceleração de negócios

Conteúdos ExclusivosTECNOLOGIA

Motor de decisão e aceleração de negócios

Baseada em Inteligência Artificial, ferramenta não apenas reduz riscos, como também aumenta a velocidade no aproveitamento de boas oportunidades  

Análises simplistas sobre o papel do conjunto de soluções que o mercado convencionou chamar de motor de decisão apresentam grandes chances de fracasso.

Por mais que o termo suscitasse, a princípio, a mera utilização da informática para turbinar algo antes feito manualmente, pela consolidação, quase instantânea e exata, de uma gama de informações mostrando o passado e sinalizando o futuro, o alcance do conceito hoje vai bem além.

Mas antes de mergulhar no real significado da área – que todas as evidências indicam ter chegado para ficar –, peguemos como referência o momento atual.

Repleto de incertezas econômicas e apenas iniciando a aparente convalescença da pandemia, em meio a um aumento superior a 50% nas fraudes praticadas no e-commerce, por exemplo, os motores de decisão despontam entre os responsáveis para que a conjuntura não seja pior ainda.

Ao mesclar bases públicas a dados internos de empresas, tudo isso à luz das políticas vigentes no próprio negócio, forças do varejo e diversos outros setores encontram uma melhor forma de superar estes quase dois anos de dificuldades gerais no horizonte.

Decisões igualmente assertivas têm sido vitais para indústrias, por exemplo, que fornecem no atacado para, depois, receber em parcelas, cenário onde impontualidades podem simplesmente inviabilizar o negócio, frente às suas necessidades de capital de giro e investimentos produtivos.

Com um score determinado pela combinação rápida e eficaz de elementos aqui relembrados, conquista-se velocidade e segurança inigualáveis, que os setores de saúde e seguros igualmente têm experienciado.

Além da óbvia conveniência de receber em dia aquilo a que se faz jus, análises motorizadas pela inteligência artificial, subsidiando a humana, são fundamentais na definição das coberturas de um plano de convênio médico a ser contratado, o mesmo se dando com o prêmio de determinado seguro, seja ele de vida, veículo, residência ou qualquer outra ordem.

Voltando ao início, porém, não é só isso que os motores de decisão fazem na atualidade.

Senão vejamos. A reboque de novidades como as proporcionadas pelo Open Banking, e todo o cenário à sua volta, multiplicam-se as fintechs, os neobanks e uma infinidade de fornecedores para negócios assim.

Quanto tempo levaria, e quantas perdas tal lentidão poderia causar, se nesse ecossistema tão dinâmico e mutante não prevalecessem instrumentos de IA como Machine Learning e Big Data, intensamente adotados para nortear desde as decisões cotidianas até as mais estratégicas?

Que o digam, por exemplo, as áreas de análise de crédito de grandes e-commerces, operadoras de cartão de crédito e, claro, todas as empresas e instituições financeiras que precisam conhecer muito bem os passos dos seus clientes, mas também para qual direção elas próprias estão caminhando. 

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://infocredi360.com.br/

No Internet Connection