Portal de notícias do profissional de crédito.

Mais empreendedores pretendem investir em tecnologia para aumentar as vendas após a pandemia

Conteúdos ExclusivosTECNOLOGIA

Mais empreendedores pretendem investir em tecnologia para aumentar as vendas após a pandemia

Pesquisa da Serasa também mostra crescimento no número de pequenas e médias empresas brasileiras que devem aplicar recurso em soluções para evitar fraude e inadimplência  

Cinco em cada 10 empreendedores (47,1%) pretendem alocar recursos em atendimento e plataformas digitais para vender mais e melhor remotamente. É o que revela uma pesquisa especial da Serasa Experian realizada em junho com cerca de 500 executivos de micro, pequenas e médias empresas no país sobre os investimentos que farão após a pandemia de Covid-19. O resultado representa um aumento de 6,8 pontos percentuais na comparação com a primeira onda do levantamento, feito em novembro de 2020.

Para o vice-presidente de Pequenas e Médias Empresas e Identidade Digital da Serasa Experian, Cleber Genero, depois de mais de um ano de pandemia, os empreendedores começam a avaliar o que ficou de positivo para os negócios. "A aceleração das vendas online trouxe vantagens para os negócios e muitos conseguiram se manter e até crescer por conta disso. Ficou de aprendizado também a importância de ter as contas em ordem e uma reserva financeira para o negócio, por isso observamos esse aumento na intenção de alocar recursos em gestão financeira", avalia.

Segundo a pesquisa, daqueles que comercializam produtos e serviços online, aumentou os que pretendem continuar desta forma. Em junho, 85,8% dos empreendedores entrevistados escolheram esta opção, sendo que 63,0% destes disseram que a comercialização eletrônica trouxe melhorias. Os resultados de novembro de 2020 indicavam que 84,1% pretendiam continuar vendendo online no pós-pandemia. "Encontrar novos clientes, criar produtos que atendam demandas inéditas e utilizar canais gratuitos, como as redes sociais, para anunciar é um caminho sem volta e a pesquisa mostra que os empreendedores estão atentos a isso, evoluindo no uso e formatos", ressalta o executivo.

Em segundo lugar no ranking de intenção de investimentos pós-pandemia, aparece tecnologia para trabalho e o atendimento remoto (41,2%), seguido por gestão financeira (34,1%). Um dos destaques são os aportes em tecnologia para evitar fraude e inadimplência, que passou de um índice de 15,5% em novembro de 2020 para 18,2% em junho. Além disso, a intenção de investimentos em segurança cibernética entre os empreendedores avançou de 12,1% para 15,6% no mesmo período.

"A necessidade de isolamento social devido à pandemia da Covid-19 acelerou o processo de transformação digital nas empresas. O direcionamento dos recursos dos empreendedores para tecnologias que permitam a venda e trabalho remoto mostra que muitas mudanças vieram para ficar. Com o uso mais intensivo dessas plataformas e operações financeiras online, também cresce a preocupação com os riscos para o negócio, isso explica o aumento do número de empresas que pretendem investir em tecnologias para evitar fraude e inadimplência e segurança cibernética", afirma Michel Varon, CEO do Vadu, fintech especializada em análise e automação para o mercado de crédito.

A pesquisa da Serasa mostra que os planos de investir em soluções que permitam a venda dos produtos remotamente com qualidade são destaque em todos os setores, mas principalmente no Comércio. Nesse setor, a opção foi selecionada por 57,4% dos entrevistados, bem acima da média geral (47,1%). A gestão financeira também é bastante importante pelos empresários do ramo, uma vez que 35,3% sinalizam esta possibilidade de investimento, um aumento significativo em relação a 2020, quando esse percentual estava em 32,7%. Também cresceu de forma expressiva a parcela de pequenos e médios negócios do Comércio que pretendem investir em tecnologia para evitar fraude e inadimplência, de 14,7%, no ano passado, para 25,7%, no mês passado.

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://infocredi360.com.br/

No Internet Connection