Portal de notícias do profissional de crédito.

Definição de parâmetros, próxima etapa no avanço das práticas ESG por aqui

Conteúdos ExclusivosESG

Definição de parâmetros, próxima etapa no avanço das práticas ESG por aqui

Caminhamos rumo a regras mais claras para checagem de conformidade ambiental, social e de governança das empresas, fator cada vez mais crucial na análise de crédito

O Brasil tem apresentado avanços internos, como o destaque dado à sustentabilidade pela Agenda BC#, e a iniciativa do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) de apoiar investimentos de cunho ambiental, mas ainda é preciso evoluir em nosso país critérios explicando exatamente o quê, e em qual intensidade conta ou tira pontos numa avaliação ESG.

A Europa já possui uma taxonomia neste sentido, ou seja, regulamento explicitando aquilo que realmente possa se considerar finanças sustentáveis. Neste caminho, podemos considerar a iniciativa do Relatório de Riscos e Oportunidades Sociais, Ambientais e Climáticas, cuja primeira edição nosso Banco Central editou recentemente.

Tal lacuna tem causado inquietação nos birôs de crédito locais, cuja representante em âmbito nacional lamenta a dificuldade enfrentada pelas empresas ao analisar a real observância de parâmetros ESG, sem subjetivismos e assimetrias, face a visões destoantes de situações similares encontradas em diferentes organizações.

O Bureau Verde, criado também pelo BC, é considerado altamente positivo, ao estabelecer critérios de sustentabilidade voltados ao crédito rural. Percepção semelhante teve o setor em relação ao Guia Ambiental, Social e Governança (ASG), da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (ANBIMA).

Enquanto se aguarda a taxonomia ESG made in Brazil, começam a surgir no mercado soluções utilizando tecnologias como Inteligência Artificial, Machine Learning, Internet das Coisas (IoT) e, em breve, o tão esperado 5G, que permitem a análise do perfil de empresas em relação às práticas ESG.

Com isso, será possível que as análises de crédito tirem proveito superior de uma gama de informações importantes, ao se ponderar o passivo ativo representado por más condutas nos três aspectos abordados pelas práticas ESG, que se alguém, eventualmente, duvidar da importância no dia a dia, talvez mude de ideia ao refletir sobre a prevenção de perdas futuras com potencial, dependendo do caso, de até mesmo tornar inviável o negócio.

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://infocredi360.com.br/

No Internet Connection