Portal de notícias do profissional de crédito.

Dia de comemorar os avanços da PLD-FTP

Conteúdos ExclusivosPLD-FTP

Dia de comemorar os avanços da PLD-FTP

Coaf, Nações Unidas e demais entidades comemoram neste 29 de outubro o Dia Nacional da Prevenção à Lavagem de Dinheiro, data celebrada desde 2014  

Embora apenas cheguem à opinião pública em decorrência de grandes operações policiais e rumorosos casos de Justiça, não faltam motivos para que se festejem nesta sexta-feira as muitas vitórias obtidas pelas instituições empenhadas em detectar crimes financeiros cometidos em nome de uma infinidade de ameaças contra a própria humanidade.

Liderada mundialmente pelo Grupo de Ação Financeira (Gafi), entidade responsável por criar e rever procedimentos fundamentais neste campo, esta guerra internacional é travada no Brasil pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf).

O ponto em comum da vigília internacional em prol desta causa é a certeza de que, por trás de descaminhos e desvios de conduta no campo das finanças, quase sempre se escondem, por exemplo, tráfico de drogas e armas; corrupção, sequestros, atos terroristas e proliferação de armas capazes de promover destruição em massa.

No caso específico do nosso Coaf, leis sancionadas em 1998 e 2020 – Nºs 9.613 e 13.974, respectivamente – vinculam a Prevenção e o Combate à Lavagem de Dinheiro a atribuições do órgão que incluem receber, identificar e dar encaminhamento junto às autoridades competentes dos indícios de práticas ilícitas que instituições financeiras, fiscalizadas ou não pelo Banco Central, têm a obrigação de informar ao Conselho, hoje vinculado ao próprio Bacen, após ter pertencido ao Ministério da Justiça e, depois, à pasta da Economia.

A avaliação do risco contido em cada situação suspeita levantada pelo órgão toma como referência 40 recomendações do Gafi, que passaram por ampla revisão nove anos atrás, e definem a aplicação sistemática de controles diretamente proporcionais aos riscos identificados.

Recentemente o Brasil também reviu procedimentos, ao realizar a Primeira Avaliação Nacional de Riscos (ANR), instrumento para promover o ponto central de todo esse esforço, isto é, incentivar os entes obrigados a colaborar nesta luta, por intermédio do envio anônimo de informações passíveis de investigação, a também adotar práticas de PLD/FTP, apoiadas nos conceitos da Abordagem Baseada em Risco (ABR).

No dia a dia do mercado que concede crédito, o analytics tem contribuído fortemente para o combate aos crimes relacionados à lavagem de dinheiro, financiamento do terrorismo ou da proliferação de armas de destruição em massa. Cada vez mais as empresas estão investindo em tecnologia como o uso de Inteligência Artificial para o combate à corrupção, podendo assim obter uma visão mais completa do potencial cliente ou fornecedor que estão se relacionando.

Para nós é uma honra contribuir diuturnamente com esta nobre missão, colocando ao alcance do mercado de crédito e suas inúmeras ramificações, informações que contribuem para gestão mais segura do dia a dia de crédito. 

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://infocredi360.com.br/

No Internet Connection