Portal de notícias do profissional de crédito.

Como as fintechs podem salvar as PMEs durante a crise?

Conteúdos Exclusivoscrédito

Como as fintechs podem salvar as PMEs durante a crise?

Diante do cenário econômico, fintechs e empresas digitais que oferecem crédito e produtos financeiros ganham espaço.

 Nos últimos meses, o mundo viu os reflexos da pandemia causada pela Covid-19 cair como uma avalanche sobre a economia dos países. No Brasil, a crise afetou demais a saúde financeira das empresas, principalmente a das Pequenas e Médias .

Do dia para noite, muitos comerciantes precisaram fechar seus negócios e interromper temporariamente suas operações. A única alternativa para quitar dívidas e manter postos de trabalho foi recorrer ao crédito. Mas, por temor de uma onda de inadimplência, os grandes bancos restringiram o acesso a esse crédito.

Este cenário abriu mais espaço para o crescimento das fintechs, empresas digitais que oferecem crédito e produtos financeiros para os clientes.

Por que o crédito é mais barato?

Existe uma gama de fintechs que atua de forma independente. Como essas empresas não têm vínculo com uma instituição financeira, as negociações são mais flexíveis. As condições variam entre crédito com ou sem garantia, por exemplo.

Destaca-se também nas operações de crédito a praticidade e automação desde o processo de solicitação até a aprovação, sem grandes burocracias, devido à cultura tecnológica dessas empresas.

Antecipação de recebíveis

Outra vantagem para as PMEs é a antecipação de recebíveis. Algumas fintechs costumam ter seu próprio Fundo de Investimento em Direitos Creditórios (FIDC) e, por isso, conseguem ampliar os seus serviços oferecendo também a antecipação dos pagamentos. Na prática, a microempresa consegue antecipar os valores de suas vendas que seriam recebidos a prazo (cheques, duplicatas ou operações no cartão de crédito). No caso dos cartões de crédito, o valor resultante das vendas pode ser usado ainda como garantia em empréstimos para capital de giro.

Em tempos de crise, transformar recebíveis em dinheiro na conta corrente é um benefício e tanto. Exatamente por isso as fintechs vêm se tornando mais populares entre as PMEs. 

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://infocredi360.com.br/

No Internet Connection