Portal de notícias do profissional de crédito.

Combate a fraude começa pela sua identificação

Conteúdos ExclusivosPREVENÇÃO

Combate a fraude começa pela sua identificação

As palavras golpe, pandemia e Pix têm mais em comum do que possa parecer; ainda bem que há vacinas  

Mais de R$ 3 bilhões já foram desviados para as mãos de golpistas, depois que o brasileiro foi obrigado a transformar a internet em sua "boca do caixa", com intensidade infinitamente maior após março de 2020.

No caso do revolucionário sistema de transferências, criado há cerca de um ano pelo Banco Central, ninguém fala em números, mas há de se supor sua grandeza, pelas mudanças que têm surgido no Pix, na tentativa de torná-lo mais seguro para seus usuários.

Imagine, então, as proporções assumidas nas instituições financeiras e demais organizações empresariais envolvendo a ação criminosa, sempre tão criativa, dedicada e atenta em tudo que envolva valores -literalmente - em nosso país.

Pois bem, um volume considerável dessas vítimas potenciais do próximo golpe ainda não percebeu que, além de toda uma história de sucesso acumulada até aqui por famosos birôs e departamentos internos de análise de crédito, existe a favor da honestidade uma gama de recursos propiciada pela Inteligência Artificial.

Com sua correta utilização, tem sido mais fácil enxergar instantaneamente aquilo que, muitas vezes, não se vê a olho nu após horas a fio de checagens manuais, ao contratar algum parceiro comercial ou até mesmo o mais novo colaborador.

É que a mesma desenvoltura que muitos consumidores acabaram desenvolvendo para se imunizar contra as ameaças de plantão, ao bater o telefone ou excluir sem ao menos ler até o fim aquela mensagem prometendo o improvável, ainda falta para quem tem por trás de si verdadeiros tesouros, tangíveis ou não.

As vacinas

Conhecido de forma genérica o grande inimigo comum – o que se faz facilmente após uma rápida leitura das notícias financeiras e policiais no dia a dia – compete uma lição de casa para todo CPF ou CNPJ que se pretenda manter saudável.

Como dito no início, identificar a fraude é condição básica para preveni-la e, em pleno século 21, achar que processos braçais cumpram fielmente essa tarefa seria no mínimo um negacionismo frente ao estado da arte do setor, quando se tem pela frente a missão de checar o presente, o passado e as perspectivas futuras de quem pretenda se relacionar com o seu negócio.

O cruzamento de dados proporcionado por ferramentas como Big Data e E-learning permite detectar faltas e incoerências nas documentações apresentadas; identidades oferecidas; e-mails e sites recém-criados sem IP próprio ou domínio empresarial; telefones virtuais não rastreáveis e daí por diante.

Todos os controles internos relacionados a compliance merecem atenção igualmente redobrada, pois, na prática, já se demonstrou no mínimo arriscado liberar um crédito mediante apenas um retrato do seu solicitante pintado na primeira operação, lá atrás. Isto é, sem a providência de mantê-lo atualizado para detectar, por exemplo, variações nos volumes de suas compras – sobretudo a prazo –, faturamento e mudanças societárias, por exemplo.

Considerar de menor importância pontos como estes pode ser um erro humano até frequente, mas dificilmente é cometido quando se conta com o auxílio dos antídotos corretos para o gigantismo dos aparentes bons negócios e oportunidades que batem diariamente à porta de todos nós, seja na vida particular, seja na corporativa.

Na verdade, vários deles podem esconder por trás problemas imensos para as finanças e, o que é pior, a própria reputação, até mesmo da mais honesta e bem-intencionada das organizações, por meio da inevitável publicidade negativa causada quando sua marca se envolve em escândalos de grande repercussão nacional, como agora é tão comum se ver na chamada CPI da COVID, em curso no senado federal.

Pense nisso, antes de abrir o próximo e-mail, mensagem de texto ou receber a ligação que, bem neste instante, podem estar te passando a perna.

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://infocredi360.com.br/

No Internet Connection