Portal de notícias do profissional de crédito.
Economia & Crédito
Cenário econômico aplicado ao crédito.

Por trás dos números

Economia e CréditoECONOMIA

Por trás dos números

Entender o comportamento por trás dos números e ter uma visão ampla da história mercadológica é a verdadeira nova realidade.

Sem dúvida, a pandemia nos mostrou a fragilidade de sistemas produtivos e comerciais, expôs o delicado equilíbrio de mercado que assiste nossa organização econômica moderna mundial e, definitivamente, desvelou o sistema de informações assimétricas e suas consequências.

O primeiro impacto foi sentido na observação de índices históricos de todas as naturezas: inflação, juros, produção, consumo, crédito etc. Desde junho de 2020, tudo o que carregávamos de informação acumulada na última década não podia mais ser usada como referência ou base de comparação para o entendimento do mercado e seus modelos de predição.

Se antes vivíamos em um mundo onde a assimetria de informações girava o mercado, agora vivemos uma realidade na qual a deformidade de informações e a falta de capacidade comparativa dificultam a leitura do comportamento econômico conjuntural.

Mesmo quando analisamos dados de fontes confiáveis, tratadas por veículos isentos, nos deparamos com informações que nos induzem a conclusões imprecisas. São as armadilhas dos sofismas modernos que tantas vezes servem a propósitos de grupos de interesse distintos. Quantas vezes não nos deparamos na mídia com o mesmo fato retratado por pontos de vista completamente diferentes, com longas explicações técnicas verossímeis?

No mercado de crédito, essa deformidade de entendimento gerada a partir de índices de fontes confiáveis é ainda mais nociva e sistemicamente perigosa. Vamos tomar como exemplo as informações divulgadas pelo Banco Central (Bacen), fonte completamente confiável e isenta.

Segundo o Bacen, a liquidez total do mercado regulado teve seu pior período em abril e maio de 2020, isso desde março de 2018, meses que foram fortemente influenciados pelos índices de Liquidez das Pessoas Jurídicas.

Por outro lado, a mesma fonte de dados aponta os meses de dezembro de 2020, janeiro e fevereiro de 2021 como alguns dos maiores números de Liquidez Total do mercado!

Ainda, segundo a mesma fonte de dados do Bacen, tivemos um pico de inadimplência em abril de 2020 e uma queda histórica notável em seguida, atingindo seu menor índice em dezembro de 2020.

Seguindo com a análise dos números da instituição, as operações com recebíveis apresentaram o melhor resultado em termos de liquidez de produtos em fevereiro de 2021.

Pela análise fria dos números, estamos vivendo uma das melhores ondas do crédito da história, certo?

Então... Não necessariamente.

Objetivando a mitigação do risco sistêmico e a própria sobrevivência, operadores de crédito tiveram que adotar um comportamento disruptivo em relação ao tratamento de inadimplidos. Poucas vezes na história, nos deparamos com flexibilização de prazos e condições creditícias tão amplas como vivemos no fim do ano passado.

Dois movimentos marcaram o cenário dos operadores de crédito nesse período:

  • a)Alta flexibilização e alongamento do perfil das dívidas, o que gerou uma melhoria significativa dos índices em relação ao comportamento de Liquidez.
  • b)Demanda por linhas de crédito por empresas tipicamente autofinanciadas ou com baixo nível de alavancagem.

Essas características do período causam uma deformidade nos índices, que pode nos levar a pensar que estamos vivendo um período realmente favorável para o mercado de crédito, principalmente quando consideramos a expansão da concessão de crédito a partir de julho de 2020.

De novo, esses números só seriam positivos se viessem acompanhados de uma queda compatível do nível de desemprego e incremento significativo de produção. O que não aconteceu.

Estamos diante de uma nova realidade e isso impactou o entendimento de números e comportamentos de mercado. Enxergar além da primeira leitura, entender o comportamento por trás dos números e ter uma visão ampla da história mercadológica é a verdadeira nova realidade.

Fique de olho! 

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://infocredi360.com.br/

No Internet Connection