Portal de notícias do profissional de crédito.
Dicionário de Crédito
Conheça aqui os principais termos utilizados no mercado.

O que é Fintech?

Dicionário de CréditoDICIONÁRIO DE CRÉDITO

O que é Fintech?

Elas chegaram ao Brasil com o firme propósito de oferecer tudo que os bancos oferecem – e muito mais – sem jamais você pegar fila em agência. Aliás, que agência? 

Na ainda curta convivência com os brasileiros, cuja relação com os grandes bancos, embora cheia de gratidão, já não se revestia na mesma proporção das necessidades de inovação – principalmente no caso dos clientes menores – as fintechs têm se esmerado em suprir diversas lacunas.

Seus produtos vêm evoluindo na mesma proporção em que o 'olho no olho', tão valorizado entre latinos como nós, sucumbe aos encantos da rapidez, precisão e automatização, muitas vezes utilizando mais a Inteligência Artificial do que a humana, do outro lado da tela ou do fone, já que balcões e guichês em fintechs não existem.

Boa leitura!

........

Origem:

Financial (financeiro) + Technology (tecnologia) = Tecnologia Financeira.

Na prática, são startups que oferecem serviços financeiros digitais, com a mínima interferência humana, em detrimento de avançados recursos de TI, IA, IOT etc.

Ao contrário do que se possa imaginar, este modelo de negócio começou a nascer 60 anos atrás, nos Estados Unidos, com o advento dos primeiros caixas eletrônicos.

Diferenciais:

Não há agências para visita da clientela de uma fintech, pois nela quase tudo se resolve eletronicamente no dia a dia via smartphone, sem que isto signifique lentidão e barreiras extras para a obtenção de crédito, por exemplo.

Pelo contrário, pois agilidade é um dos traços marcantes no funcionamento de fintechs.

Além disso, sua estrutura mais enxuta lhe permite trabalhar com custos menores e, consequentemente, tarifas mais atraentes a pessoas físicas e jurídicas, além de oferecer produtos variados, muitos deles inéditos. 

Cenário:

O ranking publicado no relatório "2021 Global Fintech Rankings" elaborado pela Findexable em parceria com a fintech alemã Mambu, coloca o Brasil como maior ecossistema de fintechs na América Latina e 14º em escala global, sendo a cidade de São Paulo a 4ª do mundo nesta concentração, superada apenas por São Francisco (EUA), Londres (Inglaterra) e Nova Iorque (EUA).

Dentre as cidades que se encontram atrás da capital paulista estão Tel Aviv (Israel), Berlim (Alemanha), Boston, (EUA) e Los Angeles (EUA).

A saber:
O Banco Central estabeleceu diversas regras obrigatórias para todas as empresas atuantes no setor financeiro no Brasil, sendo aplicáveis tanto a grandes e tradicionais bancos, quanto as fintechs. Para sua segurança, sempre confira no banco de dados do Banco Central a existência das empresas do setor com as quais você deseja se relacionar.

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://infocredi360.com.br/

No Internet Connection