Portal de notícias do profissional de crédito.

Você sabia que seu fundo possui auditoria de lastro?

ColunasFIDC

Você sabia que seu fundo possui auditoria de lastro?

Mitigar riscos oriundos do lastro é fundamental e requer providências bem mais simples do que possa inicialmente parecer

Com o aumento do volume de operações e a sempre desejada pulverização de cedentes e sacados, algo trivial e indispensável para mitigar riscos dentro do FIDC, é igualmente importante ter o lastro muito bem documentado e arquivado. Mas como se controla esse lastro?

De acordo com a instrução 356 da CVM (art. 38), o custodiante é responsável por validar e guardar a documentação suporte das operações. Além disso, a CVM, pensando em garantir a boa execução desses processos, fez necessária a utilização da auditoria de lastro. Esse serviço avalia, por amostragem, se as operações, liquidadas ou não, possuem documentos como nota fiscal, contratos, duplicatas etc., que garantam a veridicidade dos títulos que passaram a ser de propriedade do fundo.

A análise do lastro acaba se tornando uma ferramenta importante para um investidor, que enxerga esse lastro como a garantia de retorno de seu capital – lembrando que não estou abordando neste texto o tema análise de crédito.

Um assunto tão importante como esse, por vezes não é muito abordado dentro das consultoras especializadas e, com isso, a documentação fica incompleta ou até mesmo inexiste. Os problemas destas faltas vão desde a impossibilidade de executar judicialmente um devedor até a abertura de eventos de avaliação e liquidação do fundo. Mesmo com consequências tão radicais como estas, o processo de conferência de lastro é extremamente simples e evita a formação de uma verdadeira bola de neve.

Consultores que se antecipam à auditoria e executam tais rotinas mitigam 100% do risco ora apresentado. Existem sistemas que já fazem essa conferência automatizada, avaliando aspectos como nota cancelada, chave de nota incompatível, data de emissão etc.

Consultores/fundos que promovem controles como estes são mais suscetíveis a ratings melhores e passam a ter um aspecto de risco a menos com que se preocupar. 

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://infocredi360.com.br/

No Internet Connection