Portal de notícias do profissional de crédito.

Uma empresa sem cultura é uma empresa sem futuro!

ColunasCULTURA ORGANIZACIONAL

Uma empresa sem cultura é uma empresa sem futuro!

Como levar para várias pessoas o espírito, a inspiração e a dedicação dos donos?  

No mundo corporativo, frequentemente encontramos histórias de empreendedorismo maravilhosas, muitas vezes, cheias de inspiração e dedicação. Com isso, ótimas empresas brotam de sonhos e ganham sua relevância no mercado. A partir daí, pequenos negócios viram empresas medianas ou grandes corporações e então começa o desafio cultural da companhia. Afinal, como levar para várias pessoas o espírito, a inspiração e a dedicação dos donos?

Definitivamente, esse é um desafio que pode atravancar grandes crescimentos corporativos, estagnar ou até mesmo regredir o negócio. Exemplos de empresas que surgiram como algo genial, cresceram "demais" e sucumbiram não faltam. Em minha cidade de criação havia um empreendedor que abriu uma padaria chamada Tutti Pane, que fazia o melhor pão da região. Isso o fez crescer de uma forma tão impressionante que ele abriu várias filiais, porém, o carinho e a dedicação presentes na matriz não existiam nas demais unidades, e a padaria passou a ter sua imagem associada a pães de baixa qualidade. Isso fez com que a Tutti Pane fechasse todas as filiais, sobrando apenas uma. Esse movimento de redução foi atribuído pelo próprio dono como falta da transmissão da essência do negócio, ou seja, a cultura da empresa.

Esse não é um problema apenas de empresas do tamanho de uma rede de padarias, a America Online (AOL) foi uma companhia inovadora no final da década de 1990 e chegou a ser negociada por 350 bilhões de dólares com a Time Warner, num processo fracassado de fusão. Esse fracasso se deu por divergências de valores e um grande choque cultural.

Em resumo, não importa se a empresa tem cinco funcionários ou é uma gigante bilionária, todosprecisam ter os valores da empresa muito bem definidos e disseminados desde o primeiro dia de vida de companhia. Isto faz a diferença! Muitas pessoas sequer sabem onde ficam os escritórios da Google, mas sabem que a cultura é de ambiente leve e valorização da Inovação. A cultura está lá, fazendo parte de cada um, mesmo que inconscientemente.

Um dono de empresa – ou CEO – precisa garantir que a inspiração e dedicação citadas anteriormente estejam presentes em cada um de seus colaboradores, afinal de contas, a cultura vai além de um belo código de ética e de conduta. A cultura está viva dentro de cada um que contribui para o crescimento da empresa e é isso que faz uma empresa ter um futuro de sucesso. 

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://infocredi360.com.br/

No Internet Connection