Portal de notícias do profissional de crédito.

Reta final para entrega da declaração do COAF

ColunasCOAF

Reta final para entrega da declaração do COAF

Prazo termina no próximo dia 31 

Todos nós, do setor, temos ciência de que empresas relacionadas ao fomento mercantil precisam declarar rotineiramente ao Coaf todas as inconformidades observadas em operações e clientes. Contudo, o que algumas pessoas deixam passar despercebido é o prazo de entrega da declaração de não ocorrência, que se encerra sempre no último dia útil de janeiro.

Essa obrigação é relativa apenas a empresas de fomento comercial ou mercantil (factoring) e precisa atender a resolução do Coaf de nº 21, de dezembro de 2012. Destaco que esta é uma resolução simples e direta, abordando de forma objetiva como identificar alguma inconformidade, bem como declarar os dados relativos ao cliente e/ou operação suspeita.

A declaração é feita diretamente no portal dos Siscoaf (https://www.gov.br/coaf/pt-br) e não levará mais de 15 minutos para ficar pronta.

Para aqueles que não têm certeza se fizeram ou não apontamentos no Siscoaf ao longo de 2021, sugiro entrar no portal e tentar efetuar a declaração. Caso você já tenha reportado algum fato no ano passado, o próprio sistema o informará da não necessidade de fazer esta declaração.

Não deixem de atender essa resolução dentro do tempo estipulado! 

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://infocredi360.com.br/

No Internet Connection