Portal de notícias do profissional de crédito.

Os riscos de uma empresa sem indicadores

ColunasKPIs

Os riscos de uma empresa sem indicadores

Sua empresa já possui bons indicadores para tomada de decisão ou você a gerência como um carro sem painel?  

Imagino que você não se sentiria confortável em dirigir um carro sem velocímetro, sem luzes ou sem propriamente um painel do motorista. E se eu o questionasse sobre o motivo de não dirigir um carro assim, a resposta mais óbvia seria "é loucura não ter informações do carro". Mas afinal de contas, por que dirigir sem indicadores é tão ruim, porém várias empresas não possuem indicadores de sua performance?

No mercado, existem muitas empresas que não se aprofundam nos números de seus negócios. Já ouvi de muitas que elas não possuem indicadores pois é um processo custoso e moroso. Porém a verdade é que transformar dados gerados pela empresa em meios de norteá-la é fundamental para a construção de uma empresa mais sólida e com objetivos.

Grandes empresas prezam demais por essa cultura de KPI (key performance indicator - indicadores chave de performance) e se destacam muito frente das que não os possuem. Esses KPIs podem ser gerados de qualquer informação da empresa, desde um simples controle de supplies até um sofisticado controle orçamentário, ou seja, qualquer dado gerado por uma empresa pode ter aspectos conclusivos baseados nele.

No início dos anos 2000 a gigante American Airlines demonstrou um controle absurdamente inteligente que gerou uma economia de 40 mil dólares, por ano, tirando uma azeitona da refeição oferecida à bordo. Na época seu executivo Bob Crandall identificou em seus indicadores que essa ação não impactaria na qualidade da prestação de serviço e ainda sim existiria uma grande economia. Além desse, existem incontáveis exemplos de eficácia dos indicadores dessa ferramenta.

Indicadores norteiam ações relativas de solução de problemas, dimensionamento de equipe, melhorias contínuas da empresa, processos de redução de custo e até mesmo para disseminar a cultura de crescimento na empresa, afinal de contas e trazendo para o nosso paralelo, se você não sabe qual a velocidade do carro, qualquer coisa diferente de parado, já está bom. Sua empresa já possui bons indicadores para tomada de decisão ou você a gerência como um carro sem painel? 

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://infocredi360.com.br/

No Internet Connection