Portal de notícias do profissional de crédito.

Margens de FIDCs podem ir além do convencional

ColunasFIDC

Margens de FIDCs podem ir além do convencional

Saiba como otimizar os custos da operação do seu Fundo de Investimento em Direitos Creditórios 

A guerra de taxas do mercado é uma realidade há tempos conhecida e, com a CDI superior a 13%, está ficando difícil para o empresário manter margens/spreads e, consequentemente, o equilíbrio risco/retorno vem sendo desbalanceado.

Obviamente, tentativas de aumento de taxas e redução do custo de captação são os temas mais abordados em mesas de planejamento estratégico. Não posso deixar de mencionar que custos operacionais internos também acabam sendo alvo de avaliação por parte da diretoria. Contudo, é importante ressaltar a existência de uma análise nem sempre considerada pela consultora especializada, e que poderia contribuir sensivelmente neste processo.

Embora as despesas que podem ser absorvidas pelo FIDC sejam poucas, geri-las de forma saudável pode trazer uma boa economia no final do ano fiscal. O artigo 56 da instrução CVM 356 explicita todos os tipos de custos e despesas que podem ser pagos diretamente pelo fundo. Mas de que forma isso gera economia?

Explicando de forma simples e objetiva, consultoras especializadas assumem quase todos os custos relacionados à origem e manutenção das operações. E quando isso ocorre, elas emitem notas de prestação de serviço contra o FIDC, que, por sua vez gera uma determinada carga tributária. Se as despesas enquadradas no artigo 56 forem pagas diretamente pelo FIDC, haverá essa economia.

Exemplificando, se uma consultoria com uma carga tributária hipotética de 20% precisar pagar uma despesa de 100 mil reais, ela precisará emitir uma nota de 125 mil reais para liquidar essa despesa (125k * 20% = 25k). Ou seja, nesse caso são pagos 25 mil reais em tributos sobre uma despesa que poderia ser paga diretamente pelo fundo.

Algumas despesas que consultores assumem e podem ser pagas diretamente pelo fundo: honorários advocatícios; custas, despesas vinculadas a processos; comissões pagas sobre operações entre várias outras.

É claro que, para se atingir essa excelência, o consultor especializado precisa criar um processo operacional de aprovação de fornecedores e despesas com o administrador e gestor do fundo, porém, a longo prazo essa ação trará bons frutos para o FIDC e otimizará seu spread final. 

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://infocredi360.com.br/

No Internet Connection