Portal de notícias do profissional de crédito.
Colunistas
Alexandre Fuchs das Neves, Advogado , Sócio Diretor da Neves Advogados Associados, militante em direito bancário, com quase 30 anos de experiência na área ,Consultor jurídico do SINFAC-SP, SINFAC RS, SINFAC SC-CS, Especialista em Direito Bancário , Instrutor MBA – Factoring, Securitizadoras e Fidc´s Instrutor PLD/FT e Compliance, Certificado Compliance I e II – ABBC , Estruturador de Instituições Financeiras, Securitizadoras, FINTECHS, ESCS, Membro do IPLD - Instituto dos Profissionais em Prevenção a Lavagem de Dinheiro.
Com mais de doze anos de experiência em gestão de securitizadora e fundos, viveu ativamente o exponencial crescimento dos FIDCs no Brasil. Profissionalmente, iniciou sua carreira em uma empresa de auditoria e consultoria onde prestava serviços para factorings e FIDCs e posteriormente, trabalhou com grandes empresas do segmento, onde obteve amplo conhecimento do setor financeiro. A paixão por números e tecnologia encaminhou João a fazer Ciências Contábeis pela FIPEL em Minas Gerais e se especializar em ferramentas de gestão aliando a lógica contábil a lógica sistêmica de ERPs, BIs e Querys.
Com mais de 20 anos de experiência profissional, atuou em diversos processos de insolvência, falência, concordata e recuperação judicial. É professora de Direito Empresarial em cursos de graduação e pós-graduação e membro da Comissão de Recuperação de Empresas da OAB/RS. Colaborou ainda com a Comissão Especial que analisou o PL 4376/1993. Participou, a convite da Frente Parlamentar da Agricultura, da redação do PL 62749/2013, para alteração do art. 48, da Lei 11.101/2005.
Empreendedor serial, com mais de 14 anos de experiência no mercado financeiro, já criou, cresceu e vendeu startups e fintechs. Hoje é CEO da Size, fintech referência no segmento de crédito digital para micro e pequenas empresas em todo o Brasil, com reconhecimentos nacionais e internacionais. Além disso, é fundador e esta a frente do braço de tecnologia da Size Company, a Zink, plataforma de infraestrutura para serviços financeiros, que é voltada a integrar e desenvolver soluções tecnológicas para empresas financeiras e não financeiras se tornarem fintechs. Somente no início da jornada, seu viés pioneiro, inovador e sempre atento as novidades, o faz atingir seu propósito de impactar positivamente cada vez mais pessoas, através das oportunidades e soluções criadas pelas frentes em que atua.
Iniciou sua vida profissional no extinto Banco de Crédito Nacional (BCN) onde atuou nas áreas de Crédito Imobiliário, Planejamento e Controle, Mesa de Operações e Gerência de Agências. Começou a atuar no Factoring em meados de 1995. Foi Diretor Operacional da ABFAC – Associação Brasileira de Factoring e diretor estatutário em factoring de médio porte, sendo responsável pela gestão comercial e de crédito. Já prestou consultoria para diversas empresas de Factoring e treinou mais de dois mil profissionais do setor de recebíveis, inclusive em bancos, FIDC’s, Securitizadoras e ESC´s de todos os portes.
Com experiência de mais de 20 anos na área administrativa e financeira, Ubiratan Lima, trabalhou em empresas de médio e grande porte, vivenciando todas as rotinas dessas áreas. É consultor especializado em reestruturação de empresas, Engenharia Econômica e Estudo de Viabilidade. Atual economista-chefe do Vadu e Diretor de Operações, Ubiratan Lima aborda temas relacionados a economia aplicada ao crédito.
No Internet Connection